Rádio Feira
Notícias
Você está em:
 Principal  Notícias  Show Agrícola contará com cultivo demonstrativo… 
16/02/2015 Show Agrícola contará com cultivo demonstrativo e oficinas sobre plantas medicinais.
Show Agrícola contará com cultivo demonstrativo e oficinas sobre plantas medicinais.

Com o intuito de resgatar as espécies e conhecimentos comprovados cientificamente e o conhecimento popular, a Epagri dispõe de um horto de plantas medicinais com mais de 70 exemplares no Show agrícola de Palma Sola.

“Já na edição de 2014 do Show agrícola fizemos uma amostra de plantas em forma de relógio. Agora na edição de 2015 ampliamos o cultivo demonstrativo e também serão feitas oficinas práticas com a correta utilização das plantas. Esse trabalho é importante pois atualmente há muitos municípios adotando a fitoterapia como política pública nas unidades de saúde, seguindo uma recomendação da OMS”, aponta Graziele Paula Daltoé Schnorr, Extensionista da Epagri.

Cerca de 20% dos fármacos consumidos mundialmente são de origem vegetal e são facilmente encontrados nos nossos quintais. É uma prática milenar, muito comum, porém um pouco esquecida, pois a facilidade do consumo dos medicamentos sintéticos (de farmácia) deixou-a de lado. 

O horto demonstrativo está organizado segundo a medicina chinesa, onde há um horário para tratar cada parte do corpo humano. E o remédio que for tomado nesse período de tempo vai dar o melhor resultado. É o relógio do corpo humano!

No relógio do corpo humano placas identificam cada um dos canteiros de acordo com o horário em que a erva deve ser consumida e com o órgão a ser tratado: cavalinha para a bexiga; pulmonária para a tosse. O relógio recomenda tomar de madrugada chás para a vesícula, o fígado, o pulmão e o intestino grosso. De manhã, o cuidado é com o estômago, o baço e o pâncreas. Ao meio-dia, hora de tratar o coração. Intestino delgado, bexiga e rins devem receber atenção à tarde. Para a noite, ficam circulação e os sistemas digestivo e respiratório. São os horários em que, segundo a medicina chinesa, os órgãos estariam mais ativos e, por isso, a ação das ervas seria muito mais eficaz. Para seguir essas recomendações, às vezes é preciso até interromper o sono, porém o resultado é muito melhor e mais rápido.

Para conhecer e aproveitar melhor o poder das plantas medicinais venha visitar o stand da Epagri na 15ª Edição do Show Agrícola.

Acompanhe nossa programação completa: http://www.showagricola.com.br/programacao 



Fonte: EPAGRI

Fotos /
Show Agrícola contará com cultivo demonstrativo e oficinas sobre plantas medicinais.
  • Show Agrícola contará com cultivo demonstrativo e oficinas sobre plantas medicinais.


Organização
Grupo Crestani

Rodovia SC 161 - KM13 (Trevo) - Palma Sola-SC
CEP: 89985-000 - Cx.P. 01
http://www.showagricola.com.br/
Fone: (49) 36520152

Google Maps
Acesse nossos canais:
Compartilhar
Tablet

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.